O Feiticeiro da Montanha de Fogo – Aventuras Fantásticas #2
O Feiticeiro da Montanha de Fogo [The Warlock of Firetop Mountain] é um livro jogo de RPG para um jogador (aventura solo), escrito por Steve Jackson e Ian Livingstone, ilustrado por Russ Nicholson e publicado originalmente em 1982 pela Puffin Books. Faz parte da série Fighting Fantasy de Steve Jackson e Ian Livingstone. No Brasil foi publicado como o volume 2 da coleção Aventuras Fantásticas da editora Marques Saraiva, e como o volume 1 da coleção da editora Jambô.
Mais tarde, foi republicado pela Wizard Books em 2002 e 2009 e novamente em 2017 pela Scholastic Books com novas ilustrações de Vlado Krizan. Em Portugal foi publocado como o primeiro volume da série da editora Verbo. É o primeiro da série da Puffin, tanto do Wizard quanto da série Scholastic.
O Feiticeiro da Montanha de Fogo
Somente um aventureiro imprudente partiria em uma busca tão perigosa sem primeiro descobrir o máximo possível a respeito da montanha e seus tesouros. Antes da sua chegada ao sopé da Montanha do Cume de Fogo, você passou por diversos dias com as pessoas da cidadezinha local, a uns dois dias de viagem da base do monte. Por ser uma pessoa simpática, você não teve muita dificuldade em se relacionar com os camponeses da região. Embora eles contassem muitas histórias sobre o misterioso santuário do feiticeiro, você não ficou muito convencido de que todas; ou alguma delas, na realidade; era baseadas em fatos reais. Os moradores da vila tinham, visto muitos aventureiros passarem por lá a caminho da montanha, mas muito poucos retornaram algum dia. A jornada que você tinha pela frente era extremamente perigosa, isso você sabia com certeza. nenhum daqueles que retornaram à cidadezinha pensava em voltar à Montanha do Cume de Fogo.
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Parecia haver algum grau de verdade no boato de que o tesouro do Feiticeiro estava guardado em uma arca magnífica, com duas fechaduras, e que as chaves para estas fechaduras ficavam guardadas por vários seres horripilantes dentro das cavernas. O próprio Feiticeiro era um mágico de grande poder. Alguns o descreviam como sendo um velho, outros como um jovem. Alguns diziam que seu poder provinha de um baralho encantado, outros que era derivado de luvas de seda negra que ele sempre usava.
A entrada da montanha era guardada por um bando de Goblins com o rosto cheio de verrugas, criaturas estúpidas que adoravam comer e beber. Nas Câmaras mais interiores os seres se tornavam mais assustadores. para chegar às câmaras interiores você teria que atravessar um rio. O serviço de travessia era regular, mas o barqueiro gostava sempre de fazer bons negócios, por isso você deveria ter uma Peça de Ouro para a viagem. Os habitantes locais também o incentivaram a fazer um bom mapa de sua trajetória pois sem um mapa você terminaria se perdendo irremediavelmente no interior da montanha.
Quando finalmente chegou o seu dia de partir, a vila inteira apareceu para desejar a você uma viagem segura. Os olhos de muitas das mulheres se encheram de lágrimas, tanto das jovens quanto das velhas. Você não conseguiu evitar de pensar se não seriam lágrimas antecipadas de sofrimento, choradas por olhos que não voltariam a vê-lo vivo.
Agora vire a página.
Mapa e solução de “O Feiticeiro da Montanha de Fogo“
Então você se cansou de morrer na Montanha de Fogo, e não aguenta mais ser feito de bobo pelo Feiticeiro Zargor? Abaixo nós temos a solução para o labirinto da montanha. Entre por sua conta e risco… ou pule e vá apreciar a arte de Russ Nicholson…
Solução para “O Feiticeiro da Montanha de Fogo” – Spoiler
- Escolha a POÇÃO DE FORÇA.
- Vá para Oeste.
- Teste a SORTE. Falha = Lute contra ORCO (HABILIDADE 6 FORÇA 5).
- Vá para o norte.
- Abra a Porta.
- Abra a Caixa.
- Lute contra COBRA (HABILIDADE 5 FORÇA 2).
- Pegue a chave de bronze ’99’ (restaure 1 SORTE).
- Investigue o barulho hediondo.
- Desembainhe sua espada e pule para frente.
- Luta contra ORCO (HABILIDADE 5 FORÇA 4). (+1 de força de ataque para esta luta).
- Luta contra ORCO (HABILIDADE 5 FORÇA 5). (+1 de força de ataque para esta luta).
- Abra a Caixa. Aprenda o Feitiço do Fogo do Dragão de Farrigo Di Maggio.
- Vá para o leste.
- Vá para o norte.
- Ande.
- Abra a porta para investigar.
- Tente forçar para abrir.
- Teste de habilidade:
- Se for bem sucedido:
- Pegue o ESCUDO (Sempre que acertar, role D6. 6 = Tome -1 de dano).
- Deixe seu escudo original para trás. 🙁
- Se falhar:
- 1 dano.
- Se for bem sucedido:
- Ignore a sala e continue subindo o corredor.
- Alavanca da direita.
- Vire para o leste.
- Se estiver com pouca RESISTÊNCIA, coma as provisões aqui no banco (restaure 6 de ENERGIA, +1 de HABILIDADE, -1 de PROVISÕES).
- Vá para o leste.
- Vá para o leste.
- Abra a Porta.
- Tente levar a jóia com você.
- Lute contra o CÍCLOPE (HABILIDADE 10 FORÇA 10). (use até 3 pontos de SORTE para causar dano extra, escudo para reduzir o dano recebido).
- Pegue o “OLHO DO CÍCLOPE” e a “CHAVE 111“. (+3 de SORTE).
- Coma provisões aqui (restaure 4 de Vigor, -1 de Comida).
- Fuja do BÁRBARO (2 Danos).
- Vá direto pela sala.
- Coma PROVISÕES aqui (restaure 4 de Vigor, -1 de Alimento).
- Saia pela porta norte.
- Se a ENERGIA for menor que o máximo e você ainda tiver mais de 1 porção de provisões:
- Nadar.
- Teste de RESISTÊNCIA (2D6):
- – Sucesso:
Se RESISTÊNCIA <7:
– Vire-se e siga para a margem sul a toda velocidade (1 dano).
– Tente novamente até restar apenas 1 porção de comida ou RESISTÊNCIA no máximo.
Se RESISTÊNCIA >7:
– Tente um desvio que o levará perto da turbulência.
– Lute contra as PIRANHAS (HABILIDADE 5 FORÇA 5).
– Coma PROVISÕES aqui (restaure 4 de ENERGIA, -1 de PROVISÕES).
– Tente novamente até restar apenas 1 porção de comida ou RESISTÊNCIA no máximo. - Falhou:
– Coma provisões aqui (restaure 4 de ENERGIA, -1 de PROVISÕES).
– Tente novamente até restar apenas 1 porção de PROVISÕES ou ENERGIA no máximo.
- – Sucesso:
- Quando o ENERGIA estiver no máximo ou você tiver apenas 1 parte das provisões:
- Navegue a balsa.
- Confie na sua força e SORTE para aguentar e continuar disparando para o lado norte.
- Teste de SORTE e ENERGIA do teste 2D6 (não deduza um ponto de SORTE ao testar a SORTE):
- Sucesso: passe para o parágrafo 7.
- Falha: Role D6.
– se 1-4:
Tente novamente até obter sucesso.
se 5-6:
Luta contra PIRANHAS (HABILIDADE 5 FORÇA 5).
– Coma PROVISÕES aqui (restaure 4 de ENERGIA, -1 de PROVISÕES).
– Tente novamente até obter sucesso.
- Abra uma porta grande de madeira (2 de Dano).
- Pule de pé e ataque-os com sua espada.
- Luta contra ZUMBI – (HABILIDADE 7 FORÇA 6) (+2 de Sorte).
- Luta contra ZUMBI – (HABILIDADE 6 FORÇA 6) Zombie.
- Luta contra ZUMBI – (HABILIDADE 6 FORÇA 6) Zombie.
- Luta contra ZUMBI – (HABILIDADE 6 FORÇA 5) Zombie.
- Vá para o cadáver no canto nordeste.
- Escolha ESPADA e PEÇAS DE OURO do corpo morto (+1 SORTE, +1 HABILIDADE).
- Pegue a ESPADA MÁGICA (+2 HABILIDADE inicial, +2 SORTE).
- Pegue 10 PEÇAS DE OURO.
- Saia pela porta oeste.
- Vá para Oeste.
- Restaure 2 de ENERGIA e +1 de HABILIDADE.
- Vá para o norte.
- Atravesse a abertura na parede norte.
- Procure o primeiro corpo.
- Pegue 5 PEÇAS DE OURO (+1 de SORTE).
- Na ponta dos pés pela sala para o norte.
- Pressione.
- Pressione para frente.
- Vá para o leste.
- Suba esta passagem.
- Vá para o leste.
- Experimente a grande porta de madeira.
- Converse com eles e tente fazer amizade com eles.
- Coma e compartilhe provisões aqui (restaure 2 de ENERGIA, -1 de PROVISÕES).
- Vá para Oeste.
- Vá para o norte.
- Vá para Oeste.
- Vá para o norte.
- Passe pela porta.
- Luta contra MINOTAURO – (HABILIDADE 9 FORÇA 9). Use SORTE e escudo.
- Pegue 8 PEÇAS DE OURO e a CHAVE VERMELHA ‘111’ (+2 Sorte).
- Você pode fazer uma refeição aqui, se desejar (restaure 4 de ENERGIA, -1 de PROVISÕES).
- Vá para o sul (parágrafo 308).
- Vá para o sul (parágrafo 160).
- Vá para o sul (parágrafo 246).
- Vá para o norte (parágrafo 329).
- Vá para o leste (parágrafo 299).
- Vá para o norte (parágrafo 359).
- Vá para o oeste (parágrafo 385).
- Vá para o oeste (parágrafo 297).
- Vá para o oeste (parágrafo 150).
- Vá para o norte (parágrafo 222).
- Vá para o norte (parágrafo 106).
- Você pode fazer uma refeição aqui, se desejar (restaure 4 de ENERGIA, -1 de PROVISÕES).
- Procure na sua memória outro meio de ataque.
- O nome ‘Farrigo Di Maggio‘ significa algo para você (+3 de SORTE).
- Você pode fazer uma refeição aqui, se desejar (restaure 4 de ENERGIA, -1 de PROVISÕES).
- Bata na porta e entre, cumprimentando o velho com cortesia.
- Procure na sua mochila uma arma para usar.
- Use o OLHO DO CÍCLOPE.
- Use as CHAVES (111 + 111 + 99 = 321)
- Pelo menos mil peças de ouro, diamantes, joias, rubis e pérolas estão no peito. Você também encontra o livro de encantos do Feiticeiro. Com este livro, o poder ilimitado é seu e a segurança do seu retorno à vila é garantida. Ou você pode permanecer como senhos do domínio da Montanha de Fogo…
A Arte do Mestre Russ Nicholson
Curiosidades sobre “O Feiticeiro da Montanha de Fogo“:
- O Feiticeiro Zagor retorna como em mais três livros! Sendo “O Retorno à Montanha de Fogo” e “A Lenda de Zagor” parte integrante da Coleção “Aventuras Fantásticas” (Fighting Fantasy). Zagor aparece também no romance de Steve Jackson “As Guerras de Trolltooth”, publicado no Brasil pela editora Marques Saraiva.
- O Feiticeiro Zagor faz parte do “Trio Demoníaco” juntamente com Balthus Dire, de “A Cidadela do Caos” e Zharradan Marr, que aparece em “As Guerras de Trollthooth“. O Trio de malignos feiticeiros são considerados os mais perigosos que ameaçam Allansia hoje em dia. Eles foram aprendizes de Volgera Darkstorm, o mestre da Escola de Magia Negra.
- “Sua aventura termina aqui”! Não neste livro. Este é um dos que tem o menor número de mortes instantâneas. Somente três mortes, não contando as mortes por esgotamento de Energia ou por azar ao testar a sorte e àquelas providas da não inserção das chaves corretas no baú.
- O “nome de trabalho” do livro recebeu o título de “A Busca Mágica” e foi, infelizmente, o único livro da série que foi escrito por ambos os autores criadores da série, Steve Jackson e Ian Livingstone.
- O trabalho foi dividido entre os autores que modo que um escrevesse a primeira metade do labirinto e outro escrevesse a segunda. Isso é perceptível no decorrer do livro, dado que existe um “funil” no meio do labirinto, separando as duas áreas do labirinto.
- Dedicatórias: “Para Joanna, uma verdadeira Galadriel do Espirito.” — Steve ; “Para minha mãe Anneka, sem a qual este livro não seria possível.” — Ian
Ficha Técnica de “O Feiticeiro da Montanha de Fogo”
O Feiticeiro da Montanha de Fogo | |
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Título Original | The Warlock on Firetop Mountain |
Série Original | Figthing Fantasy |
Série Nacional | Aventuras Fantásticas |
Autor | Steve Jackson e Ian Livingstone |
Ilustrações | Russ Nicholson |
Capa | Peter Andrew Jones |
Editora Original | Puffin Books / Penguin Books |
Lançamento | 1982 |
Edição Nacional | Marques-Saraiva – 1991 |
Tradução | Marco Antônio Esteves da Rocha |
Editora | ISBN |
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Puffin | ISBN 0-14-031538-1 |
Wizard | ISBN 1-84046-387-2 / ISBN 1-84831-075-7 |
Scholastic | ISBN 1-40718-130-0 |
Marques Saraiva | ISNB 85-85238-18-6 |
Jambô | ISBN 978858913428-5 |