Robô Comando – Aventuras Fantásticas #14
Robô Comando [Robot Commando] é um livro-jogo de Aventura Solo, escrito por Steve Jackson (o designer de jogos americano, criador do GURPS e não o co-criador da série), ilustrado por Gary Mayes e publicado originalmente em 1986 pela Puffin Books. Faz parte da série Fighting Fantasy de Steve Jackson e Ian Livingstone. É o 22º da série original da série Puffin. Atualmente, não há planos anunciados para republicar o livro como parte da moderna série Wizard.
No Brasil foi publicado como o volume #14 da série Aventuras Fantásticas da editora Marques-Saraia. Em Portugal como o volume #20 da série da editora Verbo. Até o presente momento, ainda não foi publicado pelo editora Jambô.
Passado e futuro se encontram na terra de Thalos!
Robô Comando
Perigosos DINOSSAUROS habitam o distante planeta de Thalos, e a população local usa avançados robôs para lidar com esses gigantescos lagartos. Você é um fazendeiro nesse mundo mortal. O que você faria se seus maiores inimigos, os KAROSSEANOS, invadissem, estando toda a proteção de sua terra natal em suas mãos?… agora é a sua chance de descobrir.
Para embarcar nessa eletrizante aventura, tudo de que precisa são dois dados, lápis e borracha. VOCÊ DECIDE que rotas seguir, que perigos enfrentar e contra quais adversários lutar.
COLEÇÃO AVENTURAS FANTÁSTICAS
uma sensação no mundo inteiro!
Você é um fazendeiro na terra de Thalos. Seu povo — e seus inimigos, os selvagens Karosseanos — construíram grandes robôs com vários propósitos: trabalhos na mineração, construção civil, transportes e para enfrentar os perigosos dinossauros que vivem em Thalos.
Numa manhã, você descobre que todos os seus amigos foram abatidos por uma doença do sono e que não consegue acordá-los. Então, um som estronda no céu. Na claridade do dia você vê o inconfundível formato de um Robojet Karosseano! Você percebe que a proteção de sua terra natal contra os mortais karosseanos e os dinossauros errantes depende somente de VOCÊ!
Dois lápis e papel são tudo de que você precisa para embarcar nesta desafiante aventura, que se completa com seu elaborado sistema de combate e uma filha de aventuras na qual você pode anotar seus ganhos e perdas.
Muitos perigos o aguardam, e o sucesso nunca estará garantido. Cabe a você decidir que rota seguir, que perigos enfrentar e que adversários combater!
Histórico de “Robô Comando“
Você é um fazendeiro na terra de Thalos. Seu povo — como seus inimigos, os selvagens Karosseanos — construíram grandes robôs para diversos fins. Com um hábil operador nos controles, um robô pode substituir cem homens na mineração, construção, transporte, ou quase qualquer tarefa.
Os robôs são também sua melhor defesa contra os letais dinossauros de Thalos. Muitos anos atrás, os grandes lagartos causaram enorme destruição. Ms agora a humanidade aprendeu a domar estas feras, e muitos habitantes de Thalos — como você — são criadores de dinossauros. Os fazendeiros usam robôs utilitários Mark 5A, chamados de “cowboys“, para domar as criaturas! Mas dinossauros selvagens ainda são perigosos, e todos os robôs têm armas para se defender.
Numa manhã, você está acabando seu café, quando um dos assistentes entra na cozinha. “Tanto sono”, ele diz. Então senta à mesa, abaixa a cabeça e dorme! Você o balança, mas não consegue acordá-lo. Preocupado, você sai em busca de ajuda. Mas todo mundo está dormindo. Você volta correndo para casa e liga o rádio. Só partes de mensagens são captadas: “Todos dormem… araque karosseano… não consigo ficar acordado…” Logo nada mais se ouve. Você sai de novo e joga água fria no rosto dos seus amigos — mas eles só murmuram.
Então um estrondo chega aos seus ouvidos. Você olha para cima. Voando no céu está um inconfundível Robojet Karosseano!
É fácil perceber o que aconteceu. De alguma forma, os Karosseanos fizeram todos em Thalos dormir… todos menos vocÊ. Por alguma razão, você é imune.
Nas próximas horas você escuta as comunicações inimigas e junta os pedaços da história. No passado, os Karosseanos desistiram de Thalos; com seus bravos guerreiros e muitos robôs, sua terra era resistente demais para ser atacada. Mas Minos, líder deles, criou um plano ardiloso. Espiões lançaram cápsulas cheias de uma contagiosa doença sonífera e em pouco tempo Thalos adormecia!
Em seguida você ouve uma transmissão do próprio Monos falando às tropas invasoras. Uma força de elite com milhares de guerreiros e centenas de robôs invadiu Thalos. Este é só o começo. Já que a população não tem socorro. Minos planeja saquear sua nação. As riquezas e robôs serão dele, e o povo será vendido como escravo! Somente você pode evitar isso…
Você sabe o que fazer. Entra em casa e amarra a antiga espada de seu pai a cintura. Comida não é problema — suprimentos são fáceis de achar — mas você pega cinco kits médicos, e então vai para o estacionamento dos robôs. Sozinho, terá que derrotar os invasores Karosseanos e libertar sua terra natal!
AGORA VIRE A PÁGINA
Curiosidades sobre “Robô Comando“
- Na edição da Marques-Saraiva existe um erro no nome do livro original, que é informado como: “Robot Command“.
- O Livro é dedicado: ” Dedicado a meus avós E.B. e Bonnie Lairmore”
- O Livro contém agradecimentos aos jogadores de teste: Monica Stephens, C. Mara Lee, Jerry Self, Norman Banduch, Jim Gould, Allen Varney, Creede e Sharleen Lambard
- Este, juntamente com O Pantano do Escorpião e O Demônio das Profundezas são os formam os 3 livros que o Steve Jackson Americano escreveu para a série, sendo que o primeiro só foi publicado em português pela editora Verbo.
Ficha Técnica de “Robô Comando”
Robô Comando | |
---|---|
Título Original | Robot Commando |
Série Original | Figthing Fantasy |
Série Nacional | Aventuras Fantásticas |
Autor | Steve Jackson |
Ilustrações | Gary Mayes |
Capa | David Martin |
Editora Original | Puffin Books / Penguin Books |
Lançamento | 1986 |
Edição Nacional | Marques-Saraiva – 1993 |
Tradução | Alexandre Benevides Cabral |
Volume Anterior
da Coleção
Aventuras Fantásticas
Próximo Volume
da Coleção
Aventuras Fantásticas